My rating: 5 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Oferta da Porto Editora! É um policial, o que sempre me desperta o interesse!!!!
Proveniência: A minha biblioteca.
A minha Opinião:
Este é o primeiro livro de James Thompson publicado pela Porto Editora e é também o primeiro policial protagonizado pelo inspector Kari Vaara.
Sendo um policial estamos imediatamente à espera de crime, sangue, acção….Este é um livro com todos estes ingredientes e muitos mais!!!!
Tudo se inicia com o aparecimento do cadáver de uma estrela de cinema negra. Esta foi brutalmente assassinada e Kari Vaara é chamado para investigar o crime.
Desengane-se quem pensa que este livro gira unicamente em torno deste episódio!!! A acção vai-se adensando cada vez mais à medida que vamos avançando na leitura, tornando este livro único e que apetece ler num fôlego! De facto, posso afirmar que uma das características que se destacou nesta leitura foi o ritmo alucinante da narrativa! Não há momentos mortos e, por isso, queremos ler sempre mais e continuar a leitura! E sendo um livro pequeno lemos num ápice!
Para além disso, há uma alternância entre a descrição dos crimes e a descrição da vida do inspector Kari Vaaara, o que torna tudo muito mais interessante.
Actualmente, a literatura policial nórdica está muito em destaque, sobretudo a de origem sueca. Contudo, este é de origem Finlandesa e posso afirmar, sem rodeios, que não lhe fica nada atrás.
A descrição dos modos de vida dos finlandeses, o modo como reagem ao frio, aos longos dias em que o sol não aparece no horizonte e o modo como reagem e pensam são transcritos neste livro o que é super interessante!
É um policial extraordinariamente bem recriado, com muita acção, muitas surpresas e que aconselho vivamente!!!! Venha o próximo livro com este inspector!!!
O melhor: A rapidez da acção, a descrição do modo de vida dos Finlandeses, as surpresas!!!!
O pior: Ter de aguardar pelo próximo livro do autor.
O Autor:
James Thompson, nascido e criado no Kentucky, vive na Finlândia há dez anos e reside atualmente em Helsínquia com a mulher. Antes de se tornar escritor a tempo inteiro, estudou Sueco e Finlandês e trabalhou como barman, segurança, operário da construção civil,fotógrafo, negociante de moedas raras e soldado. Anjos na Neve é o seu primeiro romance.
A minha classificação: 7 – Excelente!!!!
Período de Leitura: De 17 a 19 de Fevereiro de 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário