My rating: 5 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Oferta da editora Asa! A sinopse pareceu-me muito interessante e a capa do livro é muito apelativa.
Proveniência: A minha biblioteca.
A minha Opinião:
Ter a oportunidade de ler este livro foi fenomenal!
Em primeiro lugar, tem um cenário diferente dos livros que estamos habituados: grande parte da narrativa decorre na Irlanda, que pelas descrições do livro, parece ser um país fascinante. A história também tem lugar em Londres e Nova Iorque.
É um livro que descreve gerações, ao longo de aproximadamente um século, e que tem como base Aurora, “A menina na Falésia”.
O que parecia ser, inicialmente, uma banal história de amor, revela-se, afinal, uma saga familiar, com segredos, problemas, aventuras e desventuras e, sobretudo, amor e amizade.
Aurora é uma criança especial que nos conta a sua história e a da sua família, com uma visão muito mais madura do que qualquer criança poderia demonstrar!
A autora consegue interligar o passado com o presente de uma forma magistral assim como introduzir aquilo que Aurora vivencia. Aurora aliás consegue, afinal, descrever muito bem este livro: “Após ter visto muitos filmes(…) existem apenas três temas principais: guerra, dinheiro, amor.(…)E todos eles estão certamente presentes nesta história”(p.500).
De facto, são estes alguns dos “ingredientes” principais do livro que consegue que o leitor tenha diferentes reações ao lê-lo: ora chora, ora sorri, ora reflete, ora sonha, ora se surpreende….
É um livro fantástico, sem dúvida um dos melhores livros que li este ano!
“….Lembre-se de mim e da história da minha família(…) Também é a sua história, porque diz respeito à humanidade.(…)E nunca perca a fé na beleza e na bondade da natureza humana. Estão sempre presentes, mas às vezes tem de as procurar com afinco”(p.517).
O melhor: Tudo: as personagens, as descrições, as emoções…
O pior: Quando acaba porque queremos ler mais e ficamos com saudades das personagens.
A Autora:
Lucinda Riley nasceu na Irlanda. Enquanto atriz, trabalhou no cinema, teatro e televisão britânicos. A sua obra está já publicada em 16 países. Atualmente, divide o seu tempo entre o Reino Unido e França.
A minha classificação: 8 – Imperdível!
Período de Leitura: De 16 a 22 de Maio de 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário