My rating: 3 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Curiosidade e ler e saber mais sobre o meu rei português preferido: D.Pedro IV.
Proveniência: Biblioteca da minha irmã.
A minha Opinião:
Sempre tive muita curiosidade em saber mais sobre o meu rei português preferido – D.Pedro IV.
Contudo, em Portugal, como é do conhecimento geral, não abundam os romances históricos sobre os nossos reis lusitanos o que é uma lástima.
Assim, mal soube da existência deste livro foi diretamente para a lista de livros prioritários e posso afirmar que foi uma leitura educativa e que em muitas situações me surpreendeu.
Narrado por Frei António de Arrábida, um dos mestres responsáveis pela educação de D. Pedro, seguimos a sua vida, desde o seu nascimento, até à sua morte e eu não pude deixar de me emocionar e, por outro lado, irritar com algumas personagens e passagens!
Cada capítulo termina em suspense para ficarmos com curiosidade sobre o que se seguirá na história…
Outro facto que me surpreendeu foi que, inicialmente, pensei que a escrita em brasileiro me iria fazer confusão mas tal não aconteceu e lê-se muito bem!
Em suma, este livro muito bem escrito, passado em diferentes pontos geográficos, contribuiu ainda mais para admirar este rei que tanto lutou pelo país e que deu o seu coração à minha cidade: o Porto!
O melhor: Ser um livro sobre o meu rei preferido.
O pior: Algumas descrições monótonas e maçudas.
A Autora:
Formada em Jornalismo em 1965 pela então Universidade do Brasil, Iza Salles começou como repórter no Jornal do Brasil e Diário de Notícias. Em seguida, foi bolseira do governo francês (Fondation des Sciences Politiques, 1966-1967). Presa pela ditadura em 1970, respondeu a processos em São Paulo e Rio de Janeiro, trabalhou nos jornais de resistência Opinião e Pasquim com o nome de Iza Freaza e voltou à Europa em 1977 com nova bolsa de estudos (Journalistes en Europe). Viveu dois anos entre Madrid e Paris e cinco em Roma. Regressou ao Brasil em 1984 como correspondente do semanário Expresso (1981-2003). Publicou em 2005 a obra Um Cadáver ao Sol. O Coração do Rei é o seu segundo livro.
A minha classificação: 4 – Interessante.
Período de Leitura: De 1 a 4 de Maio de 2012.
2 comentários:
Gostei muito do seu cantinho! Vou passar a segui-lo com frequência. Parabéns.
Já leu 1808, sobre a viagem e permanência do Rei D. João IV no Brasil ?
Muito bom.
Enviar um comentário