My rating: 4 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Oferta da Editora Civilização!Muita curiosidade em ler a trilogia referente à “Guerra das Rosas”.
Proveniência: A minha biblioteca.
A minha Opinião:
Jacquetta, a personagem principal deste romance Histórico, tem uma personalidade forte e determinada que nos “enfeitiça” logo desde o início. Mãe de Isabel Woodville, que casará com Eduardo IV, futuro rei de Inglaterra, aqui começa verdadeiramente a Guerra das Rosas sobre a qual é esta trilogia de Philippa Gregory.
Ainda bem que optei por começar a ler esta trilogia por este volume e não pelos anteriormente publicados pela Civilização Editora ( “A Rainha Branca” e “A Rainha Vermelha”), porque assim percebe-se melhor o cerne de toda esta questão complexa que irá modificar o futuro da Inglaterra do Séc.XV.
Neste romance, para além de aprofundarmos o conhecimento sobre diferentes personalidades históricas dessa época, aprendemos também sobre batalhas, intrigas e rivalidades que perfazem a História de Inglaterra.
Uma dessas personalidades que não contava ver inserida nesta história é Joana D’Arc, cuja personalidade mais uma vez me impressionou bastante pela positiva!
Este livro contém diferentes “ingredientes” que a escritora já nos habituou. Uma escrita clara e envolvente, descrições verídicas e ricas em pormenores (tanto das personagens como dos ambientes), ação, romance, feitiçaria e mistério.
E apesar de todo o estudo efetuado pela escritora (visível na longa lista bibliográfica apresentada no final do livro), ficaram a faltar, na minha opinião, dois elementos: uma listagem das personagens e uma árvore genealógica mais simples de decifrar!
É um bom livro que não nos apetece largar facilmente e que nos deixa curiosos para a leitura dos dois outros livros que constituem esta trilogia!
O melhor: A escrita envolvente da escritora sobre as personagens, os lugares e os acontecimentos!
O pior: Algumas gralhas na tradução.
A Autora:
Philippa Gregory nasceu no Quénia em 1954, mas mudou-se com a família para Bristol, na Inglaterra, quando tinha dois anos. Frequentou a Universidade de Sussex, onde um curso de Iniciação à História viria a mudar a sua vida. Até hoje já publicou 24 livros – muitos deles bestsellers. Philippa Gregory é doutorada em Literatura do Século XVII pela Universidade de Edimburgo e os seus romances reflectem uma pesquisa e um pormenor histórico meticulosos. O seu período favorito da História é a época Tudor, sobre a qual já escreveu vários romances, alguns dos quais foram adaptados pela BBC a dramas históricos.
A minha classificação: 6 – Muito Bom.
Período de Leitura: De 4 a 12 de Maio de 2012.
1 comentário:
A crítica a este livro apresentada pela Estefãnia corresponde quase na totalidade ao que senti depois de ler este excelente livro, que, nos permite compreender o início da chamada Guerra das Rosas (1460-1485).
Os volumes "A Rainha Branca" e a "Rainha Vermelha" completam este ciclo. Leitura obrigatória!!!
Enviar um comentário