My rating: 3 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Desafio Clássicos 2012.
Proveniência: A minha Biblioteca.
A minha Opinião:
Daisy Miller é uma jovem americana da alta sociedade do Séc.XIX. Contudo, a sua juventude não lhe confere a maturidade suficiente para encarar uma sociedade rígida, convencional e que olha com desdém as pessoas diferentes, cujos pensamentos e atitudes vão contra os convencionalismos e os hábitos de uma época.
Daisy Miller pretende com a sua força de viver enfrentar estes estereótipos. Destemida e arrojada, vive como lhe convém, mesmo que para isso tenha de enfrentar os olhares alheios e as críticas dos outros.
No que se refere ao amor, esta personagem é igualmente fora do comum do que se observa no Séc.XIX, não segue os hábitos e vive um dia de cada vez, com uma personalidade altiva e orgulhosa que, por vezes, até consegue irritar o leitor, como foi o meu caso!
Este é um livro que retrata uma época e considero que Henry James pretendeu, através deste romance, não só descrevê-la mas também criticá-la.
É um bom livro sobre os relacionamentos humanos e os convencionalismos que recomendo!
O melhor: A escrita do Henry James e a descrições de época.
O pior: O final.
O Autor:
Henry James (1843-1916), nasceu em Nova Iorque, nos Estados Unidos, numa família de intelectuais. Filho do teólogo Henry James Sr e irmão do filósofo-psicólogo William James, foi um dos mais reconhecidos autores de finais do século XIX e princípios do século XX. Na sua juventude viajou basntante entre a Europa e a América, estudando com professores de Geneva, Londres, Bolonha, Paris, chegando mesmo a frequentar por um período breve a Harvard Law School. Passou assim a maior parte da vida na Europa dedicando-se à escrita de vários géneros como romances, contos, crítica literária e artística, literatura de viagens, biografia e auto-biografia. Analisava o mundo tendo em conta conceitos base como a liberdade, o monólogo interior e o drama psicológico, abordando histórias de fantasmas onde explorava a ténue fronteira entre o sobrenatural e as áreas mais recônditas da mente humana. Das suas inúmeras obras notabilizaram-se Retrato de Uma Senhora, Os Europeus,O Mentiroso e Daisy Miller, entre outras.
A minha classificação: 5 – Bom.
Período de Leitura: De 30 de Abril a 1 de Maio de 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário