Edição/reimpressão: 2009
Páginas: 128
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789895554645
Preço: 15 Euros
Sinopse/ A minha opinião:
Confesso que este livro não estava inserido no "programa de leituras deste ano" (não significa que eu saiba exactamente que livros vou ler como muitas pessoas que têm pilhas de livros para ler e seguem rigorosamente a ordem pela qual esta está disposta) sobretudo por duas razões: primeiro, porque contrariamente aos dois outros romances de Miguel Sousa Tavares este é qualificado como "Quase Romance" o que me deixou um pouco de "pé atrás"; segundo, a espessura do livro que é muitissimo mais pequeno que os outros - o que não significa forçosamente que o livro seja mau porque há muitos livros de poucas páginas que são excelentes - veja-se o exemplo de "O Retrato de Dorian Gray" - contudo, estabelecendo uma relação número de páginas/preço do livro eu nunca o compraria porque acho-o muito caro e por isso não o iria comprar....
Mas o certo é que uma amiga (obrigada Laurentina!) me emprestou o livro e só posso dizer: ainda bem que o fez!
Logo na primeira página ficamos a saber o desfecho do livro o que é logo um "baque" mas que ao mesmo tempo nos dá mais vontade para o ler porque assim sabemos que não podemos ter ilusões e que não vamos andar a ler um livro sobre o qual criamos expectativas e depois no final "pum" é como um muro no estômago....
Á medida que avançava na leitura ficava cada vez mais "presa" às personagens (sendo que uma delas é precisamente Miguel Sousa Tavares) e à aventura que é relatada.
Sempre tive vontade de conhecer o deserto do Sahara (deve ser a minha veia de Geógrafa a falar) e, por isso, este livro é especial uma vez que nos descreve as particularidades desse local misterioso e exótico....Só nos apetece estar lá e ter acompanhado essa aventura há mais de 20 anos atrás.
Paralelamente, às aventuras e desventuras de Miguel Sousa Tavares e de Cláudia no deserto, conhecemos (será que chegamos efectivamente a conhecer?) os sentimentos que os unem: uma amizade é de certeza...Um amor?Talvez.Mas nunca consumado. E é isto que faz deste livro um "Quase Romance".
Emocionei-me ao ler este livro, ri-me com o sentido de humor de Miguel Sousa Tavares e acho verdadeiramente incrível como este teve coragem de publicar um livro no qual nos "abre o seu coração" de forma de tão pura, simples e sincera!
Só tenho uma crítica a apontar: penso que a parte do livro referente à estada no deserto poderia ter sido melhor aproveitada.
Um livro emocionante, lindo, cativante....que se lê num fôlego e que no fim pensamos: soube a pouco porque queremos ficar mais um tempo com as personagens....
Classificação - 9.5/10
Iniciado a 8 de Novembro e terminado a 10 de Novembro.
4 comentários:
O teu comentário deu-me vontade de ler o "quase romance" :) - quando a minha mãe terminar de o ler - para ver se é desta que fico rendida à escrita do Miguel Sousa Tavares... Digo isso porque não gostei de Equador...
Olá Estefânia!
Tenho selinhos para ti no Chocolate para a Alma (http://chocolateparaalma.blogs.sapo.pt) para alegrar estes dias chuvosos.
Rita*
Olá Estefânia,
também eu já li este livrinho e fiquei igualmente surpreendida.
E olha se queres saber mais acerca da travessia pelo deserto aconselho-te a ler o livro "Sul" do mesmo autor, onde podes encontrar os detalhes não só dessa viagem mas também de muitas outras realizadas pelo autor.
beijinho
Olá
Também me meteu confusão a expressão "quase romance" e o tamanho do livro.
Mas espero que MST escreva outro grande romance como o Equador.
Enviar um comentário