Páginas:96
Editor: JN
Colecção: Biblioteca de Verão
Sinopse:
Inspirado pela sua própria viagem pelo rio Congo a bordo de um navio a vapor, Conrad narra-nos em Coração das Trevas a viagem do capitão Marlow em busca do agente Kurtz, um estranho homem enlouquecido que fundou nos confins do Congo uma micro--sociedade apoiada no horror e no medo. "O horror! O horror!", as últimas palavras de Kurtz, têm confundido e fascinado os leitores desde a primeira publicação. Apesar de reconhecido como um dos clássicos da literatura mundial, o romance nunca deixou de suscitar inúmeras controvérsias, tendo sido lido tanto como uma crítica ao imperialismo colonial como uma visão racista sobre o continente africano. Relato, ao mesmo tempo, do lado oculto do colonialismo imperialista e das insondáveis e escuras profundezas da alma humana, Coração das Trevas constitui uma das obras mais perturbadoras e inquietantes que o século XX nos legou.
Esta obra-prima do século XX tem tido uma influência que vai além da sua superior qualidade literária. Esta parábola sobre o «coração negro» do Homem, dramatizada no alegado «continente negro», tudo transcende, adquirindo a estatura de uma das maiores, tormentosas e visionárias obras do mundo ocidental. Soberbo.
Sobre o Autor: Romancista e contista inglês de origem polaca. Nasceu em 1857 e morreu em 1924. Começou a escrever aos 30 anos, após ter servido na marinha mercante. Esta sua vivência foi determinante para alguns traços característicos da sua escrita, nomeadamente a predilecção pelo mar, pelas paisagens exóticas e pelo tema da heroicidade, tratado sempre com um certo cepticismo. Conrad é autor, entre outras obras, de Lord Jim (1900), Nostromo (1904), The Secret Agent (1907), Under Western Eyes (1911), Heart of Darkness (Coração das Trevas, 1902).
A Minha Opinião:
Este é um livro muito complexo sobre a natureza humana.
Num tempo e espaço indeterminado (talvez no Congo?), um marinheiro passou por uma experiência aterrorizadora que resolve relatar aos seus colegas de viagem.
Esta viagem relaciona-se com a questão da condição humana durante a colonização e, sobretudo, com a escravatura.
À medida que avançamos na leitura, avançamos também na selva, no "Coração das trevas" e deparámos com o horror causado por um ambicioso homem: Kurtz.
Este é um daqueles livros que nos fazem pensar, é obscuro e de difícil leitura.
Contudo, realço a escrita de Joseph Conrad que me surpreendeu muito pela positiva, uma vez que este é o primeiro livro que leio do escritor.
Recomendo esta leitura para ocasiões em que queiram reflectir sobre os valores, direitos e deveres da Humanidade que não pertencem só a uma determinada época mas são sim de sempre!
Classificação: 7/10.
Iniciado em 3 de Outubro e terminado em 5 de Outubro de 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário