My rating: 4 of 5 stars
Muito há a dizer deste livro maravilhoso, extraordináriamente bem escrito, com um enredo rico e com personagens variadas.
Uma vez peguei neste livro numa livraria e notei, desde logo, que não era uma acção com um tempo linear, ou seja, ia atrás e à frente no tempo o que me chateia particularmente noutros livros porque tenho tendência a perder-me na narrativa.
Contudo, à medida que fui avançando na leitura concluí que esses avanços e recuos temporais são magnificamente estabelecidos pela escritora, de uma forma clara e simples sem confundir minimamente o leitor.
A acção deste livro decorre durante um período temporal longo (entre 1914 e 1999), através do qual assistimos à evolução natural de objectos (o aparecimento do comboio, do telefone, etc), bem como das mentalidades (por exemplo a relação entre criados/patrões no inicio do séc.XX).
Somos levados à casa de Riverton, em Inglaterra, aos seus segredos, à vida de duas irmãs, Hannah e Emmeline, e da sua família e , sobretudo, de uma tragédia que paira sobre toda a história. E assim conhecemos Grace, a narradora da história e antiga criada da casa de Riverton que através da sua ligação a Hannah conhece todos os segredos escondidos por detrás das paredes daquela mansão.
A cada página que desfolhamos parece que estamos perante um filme.
E o segredo? Este só nos é revelado no final do livro, apesar de serem dados indícios durante o mesmo.De facto, contrariamente à maioria dos livros que li, o ponto fulcral da narrativa e que supostamente deveria ser o ponto de partida da história, só nos é revelado no fim. Isto faz com que estejamos desejosos de o terminar. E quando o terminamos, ficamos com saudades!!!
Emotivo,brilhantemente bem escrito, a não perder!
Iniciado em 1 de Abril e terminado em 12 de Abril de 2011.
1 comentário:
Ainda bem que gostaste =)
Quando puderes, lê "O Jardim dos Segredos", da mesma autora, eu amei o livro! =D
Enviar um comentário