![A Favorita do Rei](http://photo.goodreads.com/books/1303310328m/11165837.jpg)
My rating: 3 of 5 stars
Antes de mais devo agradecer à Planeta Editora por me ter oferecido este livro! Muito obrigada!
Optei por ler este livro no início das minhas férias porque, como ia passar uns dias a Londres, lembrei-me de ler um livro com acção nessa cidade ou que tivesse alguma relação com a História de Inglaterra. Uma vez que os senhores da Planeta Editora foram impecáveis comigo ao estabelecerem a parceria com o blogue não hesitei e escolhi este livro!
Este livro retrata a vida de Isabel de York, filha de Eduardo IV de Inglaterra, sobrinha de Ricardo III e esposa de Henrique VII.
A época dos Tudor sempre me despertou curiosidade e muitos já foram os livros publicados sobre o tema. Assim como séries televisivas, etc.
Contudo,a época anterior aos Tudor é pouco ou nada divulgada cá em Portugal (pelo menos que eu tenha conhecimento!) e, por isso, foi óptima esta leitura que serviu sobretudo para conhecer melhor os acontecimentos que antecederam a Henrique VIII cuja vida é muito conhecida um pouco por todo o mundo.
É Isabel que nos conta a história, o que confere um tom mais intimista à narração. Isabel, inicialmente, é uma criança que não compreende o desenrolar dos acontecimentos que a rodeiam mas sente curiosidade pelos mesmos. A mãe de Isabel é o oposto do pai: enquanto a mãe é intriguista, interesseira, vingativa, o pai, pelo contrário, é bondoso, cordial, determinado, meigo... Mas serão estas características apropriadas a um rei?
À medida que cresce, vê-se envolvida em diversas teias de intrigas, próprias da vida na corte. Isabel vê-se privada dos que mais ama, é obrigada a casar com um homem que não ama e tem uma vida trágica e triste.
Todas as descrições do livro são bastante realistas, sobretudo as que se relacionam com as virtudes e defeitos humanos e, com isto, ficamos a conhecer os antepassados de Henrique VIII o que poderá justificar (ou não) as suas condutas que muito bem conhecemos...
Apesar de interessante, a partir de um determinado momento, a narrativa começa a ser muito repetitiva o que faz com que a leitura se torne mais difícil.
Em suma, gostei do livro e ver ao vivo diferentes locais em que a acção decorre (como Westminster, Torre de Londres, St. Paul's Cathedral) também foi fantástico.
É um bom livro e recomendo sobretudo aos que gostam de romances históricos ou que tenham curiosidade em conhecer a História inglesa.
Iniciado em 23 de Agosto e terminado em 2 de Setembro de 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário