Páginas: 368
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722337328
Colecção: Grandes Narrativas
Sinopse:
Arquitectado ao melhor estilo dos grandes romances anglo-saxónicos, O Décimo Terceiro Conto foi eleito "um clássico moderno" pela revista inglesa The Bookseller. Traduzido em 32 países, alcançou o primeiro lugar no top de bestseller do jornal The New York Times, ocupando a mesma posição na revista americana Publishers Weekly, ambos relativos ao mês de Outubro de 2006. O Décimo Terceiro Conto, de Diane Setterfield, tem início quando a filha de um livreiro, Margaret Lea, descobre uma carta da sua escritora inglesa preferida que se imortalizou tornando-se uma verdadeira lenda: Vida Winter. Nessa carta Winter expressa a sua vontade para finalmente contar em livro aspectos nunca antes revelados da sua vida que sempre intrigaram jornalistas e fãs. Depois de ter escrito treze histórias, que apenas continham doze, a sua primeira obra, parece ter chegado agora o momento de desvendar o décimo terceiro conto, a sua própria história. Num compulsivo e emocional mistério, Diane Setterfield cria um enredo considerado "talentoso" pelo Washington Post.
A Minha Opinião:
Em primeiro lugar quero agradecer à Editorial Presença por me ter facultado a oportunidade de ler este livro!
Devo confessar que se não me tivesse sido oferecido muito dificilmente o teria comprado simplesmente porque nunca me chamou à atenção. Mas, depois desta leitura, fiquei agradavelmente surpresa e adorei esta leitura!
O facto de a narrativa se dividir em duas fases temporais, passado e presente, dão uma especial ênfase à história. Para além disso, senti uma particular empatia pela personagem principal, Margaret, porque tal como ela eu adoro viver rodeada de livros e lê-los deitada na minha cama e, nalguns casos, até altas horas da noite!!! Como sempre adoro livros que retratem o mundo literário e este foi um desses casos!
Para além disso, é um livro repleto de mistérios, segredos e mesmo alguma acção que nos prendem à leitura do princípio ao fim!
Outra característica ímpar deste romance é a referência a outros romances como "Jane Eyre", " O Monte dos Vendavais" (estes dois já i e, por isso, percebo as analogias que são feitas ao longo do ivro entre a história narrada e o enredo destes romances extraordinários) e, também "Uma mulher de branco" que nunca li mas que através do que é relatado neste romance fiquei com curiosidade redobrada para o ler!
O final é verdadeiramente surpreendente e envolvente!
Por fim, as personagens são muito interessantes e nem tudo é o que parece!
Uma leitura agradável e que aconselho vivamente!
Classificação: 9/10.
Iniciado a 12 de Abril e terminado a 25 de Abril de 2010.
Sem comentários:
Enviar um comentário