Já há cerca de 2 anos que ando nestas andanças dos blogues literários e foruns e em muitos já vi a referência ao método das "Pilhas de livros To Be Read".
Alguns defendem que é uma boa forma de se ir lendo os livros que ainda temos na estante por ler, dando vazão a todos o mais rapidamente possivel. Contudo, na minha opinião, um dos inconvenientes deste método é a constante compra de livros porque modifica a ordem pela qual estes se encontram e o primeiro da pilha já passa para o quinto, etc.
Será realmente um bom método? Quais as vantagens e desvantagens?Queria saber a vossa opinião! Já experimentaram e o que acharam?
Entretanto resolvi experimentar o método aplicando-o a uma mini--pilha...Vamos lá ver como me dou assim. Contudo a minha pilha não tem uma ordem pré-estabelecida! Escolhi 6 livros dos que já quero ler há algum tempo, de diferentes géneros, e conforme a minha disposição vou lendo. Se gostar deeste método pode ser que daqui para a frente opte por pilhas temáticas...Quem sabe?
Fica aqui a imagem da minha mini-pilha e prometo colocar aqui a minha opinião depois de lidos os livros. Mas aguardo a vossa opinião!
5 comentários:
Eu por vezes faço isso... Junto uns quantos livros que quero ler e faço uma pilha enorme na minha mesa de cabeceira. Não posso mas é ter ordem definida, pois tanto me pode apetecer um romance, como um policial, como um livro de fantasia...
Mas para mim até funciona :D
Um método para não fugir à ordem estabelecida na pilha (método esse que eu uso) é colocar os que foram adquiridos mais recentemente no fundo da pilha. Assim, o livro que foi designado como sendo o primeiro ficará sempre nessa posição.
Eu já tentei, mas nunca completei nenhuma.
Por exemplo, tentei fazer isso agora, mas comecei a ler o livro e rapidamente o pus de lado... Peguei num assim mais forte e não o consigo largar!
Actualmente a minha "pilha" possui, se não estou em erro, 63 livros.
Nunca criei "mini-pilhas" ou me obriguei a ler o que quer que seja. Esses livros estão separados dos outros e sempre que acabo um vou analisar o que tenho para ler e só aí é que efectuo a escolha, ou seja, leio aquilo que no momento me apetece.
Pessoalmente não creio seja bom obrigar-mo-nos a ler livros que só os lemos porque estão naquela ordem pré-determinada. Dessa forma podemos nem gostar de livros que podem ser de facto excelentes mas que não são lidos na altura certa.
Olá!!
Adorei o blog
Sou do Brasil!!
Estava passando e acabei encontrando seu blog. Me faz uma visita!?
http://fazparte-ni.blogspot.com/
Tenho uma pilha enorme de livros para ler tbém!
Gostei do seu método!
bjs
Enviar um comentário