My rating: 4 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Despertou-me o interesse por ser o primeiro volume de uma série dedicada aos Tudor. Desafio do mês de Outubro - Romance Histórico.
Proveniência: A minha biblioteca.
A minha Opinião: A História relativa à dinastia Tudor de Inglaterra sempre me despertou muito o interesse e, por isso, quando descobri a saga da Phillippa Gregory fiquei toda empolgada e comprei logo este primeiro volume. O certo é que, como muitos outros livros que tenho na prateleira, este ficou à espera de ser lido durante algum tempo! Mas como o tema do desafio do Mês de Outubro era "Romance Histórico" disse para os meus botões: é desta que pego neste livro!!!!E foi o melhor que poderia ter feito!
Depois de ter lido "A Favorita do Rei" que retrata a vida na corte dos pais de Henrique VIII esta leitura foi mesmo interessante! Afinal foi como se eu seguisse uma ordem cronológica de leitura e, assim, percebi melhor muitos dos acontecimentos relatados em "Catarina de Aragão".
Neste livro ficamos a conhecer muito mais do que a história de Catarina que, desde muito pequena, foi prometida em casamento ao herdeiro ao trono de Inglaterra, Artur (irmão de Henrique). Conhecemos a sua infância, as suas origens espanholas e a personalidade dos seus pais (os famosos Reis Católicos - Isabel e Fernando - cuja descrição muito me admirou pela negativa devo dizê-lo!). A infância de Catarina passada em Espanha, no palácio de Allhanbra, regida por uma educação rígida, tolda toda a sua personalidade que se demonstrará muito determinada e forte!
Catarina, quando chega a Inglaterra tem em mente um único objectivo: ser rainha de Inglaterra, título que sempre lhe foi incutido pelos pais, sendo que a sua ambição passa rapidamente para a filha!
Contudo, quando conhece Artur, nada fazia prever que se iria apaixonar verdadeiramente!
Mas, o destino prega as suas partidas e Catarina, após viver uma série de contratempos e desgostos vê-se obrigada a casar com Henrique!
Será que também se apaixona por este homem, totalmente diferente de Artur? Têm de ler para saber!
Este é um livro muito bem escrito, com precisão histórica, que se nota ter como base um aprofundado estudo de época por parte da escritora. Para além disso, é muito bem escrito e o final em aberto deixa o leitor com uma forte vontade de continuar a ler esta maravilhosa saga!
A não perder!!!!
O melhor: a escrita da autora. O facto de haver uma alternância entre narrativa na terceira pessoa e na primeira pessoa (pela voz de Catarina de Aragão, em estilo de diário).
O Pior: Algumas descrições mais pormenorizadas.
A autora:
Philippa Gregory nasceu no Quénia em 1954, mas mudou-se com a família para
Bristol, na Inglaterra, quando tinha dois anos. Frequentou a Universidade de
Sussex, onde um curso de Iniciação à História viria a mudar a sua vida.
Até hoje já publicou 24 livros – muitos deles bestsellers. Philippa Gregory é
doutorada em Literatura do Século XVII pela Universidade de Edimburgo e os
seus romances reflectem uma pesquisa e um pormenor histórico meticulosos. O
seu período favorito da História é a época Tudor, sobre a qual já escreveu vários
romances, alguns dos quais foram adaptados pela BBC a dramas históricos.
A minha Classificação: 7 - Excelente!
Período de Leitura: De 18 de Outubro a 1 de Novembro de 2011.
2 comentários:
Sou fã dos livros da Philippa Gregory e este é um dos meus preferidos, a par com o "Duas Irmãs, Um Rei", que só te posso aconselhar a ler ;)
Também já li este livro (já há coisa de 1/2 anos) e lembro-me que adorei lê-lo. Foi um dos meus favoritos.
Beijinho
Enviar um comentário