
My rating: 5 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Oferta Editorial Presença!
Proveniência: A minha Biblioteca.
A minha Opinião:
“O medo permanecia, era algo que espreitava ameaçador, mas o movimento e a acção e o trabalho da mente sobre os problemas diários da existência empurravam-no para o subconsciente. Agora sentíamos (…) que estávamos sob as garras de uma urgência compulsiva de prosseguir” (p.257).
Quando a Editorial Presença me propôs a parceria para passatempo para este livro fiquei sinceramente com dúvidas se iria gostar da história. Geralmente, não me chama a atenção histórias verídicas. Contudo, depois de ler a sinopse e ver que a história de Slavomir Rawicz foi adaptada para o cinema fiquei muito curiosa e finalmente (também após a opinião muito positiva do meu pai) li o livro e depois de o ler posso afirmar sem dúvida: é um livro marcante, sobre a amizade e a sobrevivência que não nos deixam indiferentes.
Esta é a história da fuga de um grupo de homens de um campo de trabalhos forçados na URSS, durante a segunda Guerra Mundial.
Assistimos a passo a passo todas as aventuras e desventuras desta jornada rumo à liberdade.
Este livro tem descrições duras, realistas e humanas que nos fazem relativizar as coisas da vida e, ao mesmo tempo, sentimos orgulho nestes seis homens!
Ao lermos este livro ficamos com a certeza que o Homem ao ansiar muito alguma coisa, consegue-o aconteça o que acontecer, desde que tenha força de vontade, nem que para isso tenha que ultrapassar inúmeros obstáculos.
São várias as lições que retiramos da leitura deste livro mas uma salta á vista: a importância da união e da amizade e a importância da liberdade são intemporais e ainda hoje são fundamentais!
Comovente, realista, fantástico!
O melhor: A realidade palpável das descrições, as lições de vida que podemos tirar.
O pior: Algumas descrições são demasiadamente duras e impressionantes.
O Autor:
Slavomir Rawicz (1915-2004) viveu em Inglaterra depois da Segunda Guerra Mundial, onde casou e constituiu família. Devido a problemas de saúde, reformou-se cedo e dedicou-se a dar conferências e palestras sobre as suas experiências, com o objetivo de angariar dinheiro para apoiar instituições de acolhimento de crianças órfãs na Polónia.
A minha classificação: 7 – Excelente.
Período de Leitura: De 28 de Maio a 7 de Junho de 2012.
2 comentários:
Li esse livro há uns anos e marcou-me a saga dessas pessoas que andaram durante milhares de kms, passando desertos e montanhas cobertas de neve.
Há alguns meses vi o filme e sinceramente gostei, achei-o muito fiel ao livro.
As histórias veridicas podem tambem mostrar-se interessantes e bonitas (:
Beijinhos e Boas Leituras
http://oprazerdaleitura94.blogspot.pt/
Enviar um comentário