
My rating: 4 of 5 stars
Ficha do livro Aqui!
Razões da escolha do livro: Oferta Editorial Presença.
Proveniência: Editorial Presença/ a minha biblioteca.
A minha Opinião:
Este livro é um thriller completamente diferente dos que já li até hoje: tem muitas personagens, diferentes espaços temporais, diferentes locais de acção, diferentes crimes e muitas causas.
A temática principal que rege toda a narrativa é a internet. Surgem questões como a importância da internet actualmente, quais as suas vantagens (que são inúmeras como nós sabemos) mas também, por outro lado, quais as suas desvantagens? Sobretudo, poderá a internet ser um foco de criminalidade? Ou um meio para a atingir?
A resposta, infelizmente, é que sim, a internet pode fomentar a criminalidade e isto está bem patente neste livro.
Uma série de crimes ocorrem com os mesmos padrões (descritos minuciosamente no livro, o que o torna ainda mais interessante!), em diferentes locais em todo o globo.
O mais intrigante é que os criminosos não conhecem as vítimas mas são levados a matar, tornando-se assassinos de um momento para o outro. Os crimes são perfeitos: sem testemunhas, sem motivo aparente, sem deixarem vestígios.
São muitas as problemáticas que levas essas personagens, cidadãos normais como qualquer um de nós, a tornarem-se assassinos: pedofilia, paraísos fiscais, violações, a Guerra no Iraque, a vingança, traição, chantagem, droga, prostituição, máfia. Por isto tudo, neste livro, a questão psicológica é fundamental.
Mais tarde na narrativa, começamos a juntar as peças deste puzzle com consequências imprevisíveis e, uma vez que os crimes ocorrem em diferentes cidades e continentes, são também variados os investigadores que procuram solucionar os crimes e descobrir toda a verdade por detrás deles. Mas conseguirão?
É um livro fora do comum, que gostei de ler e que nos dá muito que pensar!
O final é surpreendente na medida em que deixa muita coisa em aberto: será que a história fica por aqui?
Para quem gosta de trhillers é uma leitura a não perder!
“ O problema com as pessoas (…) é que imaginam a vida como uma longa auto-estrada. Logo na adolescência começamos a fantasiar sobre como serão as nossas vidas, no que é que vamos trabalhar, onde é que viveremos, como é que se parecerão e serão os nossos parceiros, quantos filhos teremos, quanto dinheiro iremos ganhar. Pensamos nisso tudo e fazemo-nos à estrada (…). Precisamos de muitos, muitos anos para perceber que a estrada da vida está cheia de curvas apertadas e às vezes nem mesmo um conhecimento antecipado excepcional ou a habilidade de fazer essas curvas podem evitar que saiamos da via”. P. 394.
O melhor: Ser um livro fora do comum em que temos acesso ao modo operanti de cada criminoso. O factor psicológico e humano. O que se aprende sobre a internet.
O pior: Os saltos temporais, apesar de até se perceberem bem ao longo da narrativa.
Os autores:
Dan Buthler nasceu em 1965 em Rønne, na Dinamarca. Licenciou-se em Economia e define como seus principais interesses o marketing e a internet. Trabalhou como business developer para o Dagens Byheter, o maior jornal matutino da Suécia, e foi também consultor.
Dag Öhrlund é jornalista há 35 anos, fotógrafo e escritor. Os seus trabalhos estão publicados em mais de 150 revistas, em mais de 20 países. Dá ainda palestras sobre escrita, bem-estar e segurança tecnológica, em escolas, empresas e organizações.
A minha classificação: 5 – Bom.
Período de Leitura: De 3 a 7 de Outubro de 2012.
1 comentário:
Ainda não tive oportunidade de ler estes 2 livros.
Mas... não posso perder a oportunidade de felicitar a Estefânia por este excelente blogue. Parabéns e todo o meu apoio a todos aqueles "amigos dos livros" que divulgam, desta forma, o imenso prazer de ler.
Num mundo cada vez mais cinzento são a esperança e a luz no fundo do túnel. OBRIGADO A TODOS!!!
Enviar um comentário