![]() |
Gradiva| 670 págs| 22€ |
Esta é a continuação da biografia romanceada " O Homem de Constantinopla", sobre Kaloust Gulbenkian.
O foco inicial da narrativa centra-se em Krikor, filho de Kaloust e a descrição do que este passa durante a Guerra entre Turcos e Arménios, no início do século XX. No meio do conflito José Rodrigues dos Santos consegue incluir um espaço para o amor, um amor que nos comove e que irá acompanhar-nos ao longo da leitura.
Neste segundo livro, Kaloust é já um homem de negócios, com prestigio sobretudo em Londres e Paris. A sua personalidade carismática associada a um certo sentido de humor faz com que o leitor solte algumas gargalhadas e descontraia um pouco.
A história da vida de Kaloust é, também, a História do Século XX: a Primeira e Segunda Guerras Mundiais crassam por toda a Europa e tem repercurssões em todo o mundo e, como é óbvio, na vida de Kaloust. Este vê-se obrigado a refugiar-se em Portugal devido sobretudo à sua personalidade forte, convicções rígidas e à luta pelos seus ideiais. Portugal será fundamental para Kaloust e o nosso país e esse papel é magistralmente descrito neste romance.
Com um "olho clínico" para a caracterização de ambientes e personagens, José Rodrigues dos Santos dá-nos a conhecer mais sobre a cultura portuguesa e o papel de Gubenkian na mesma.
Entreguei-me a esta leitura logo após a leitura de "O Homem de Constantinopla" e fiquei, mais uma vez, rendida à escrita de José Rodrigues dos Santos: este escritor sabe recriar vivências e momentos, hstóricos ou ficcionais, sabe introduzir os diálogos bem como as emoções das personagens de tal modo que ficamos agarrados aos seus livros!
Espero que o autor continue a apostar nestes romances ou biografias romanceadas, que contem a nossa história como portugueses!
Juntamente com "A Filha do Capitão" e "O Anjo Branco", também " O Homem de Constantinopla" este "Um Milionário em Lisboa" ficou no top dos livros que já tive o prazer de ler de José Rodrigues dos Santos!
Classificação: 7 - Excelente!
Outros Livros Lidos de José Rodrigues dos Santos:
- Crítica de "O Anjo Branco" Aqui!
- Crítica de "A Vida num Sopro" Aqui!
- Crítica de "A Ilha das Trevas" Aqui!
- Crítica de "O Homem de Constantinopla" Aqui!