My rating: 4 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Livro comprado na Feira do Livro. Desafio do Mês de Dezembro 2012 – Jane Austen.
Proveniência: A minha biblioteca.
A minha Opinião:
Já tive o prazer de ler alguns livros de Jane Austen, sem dúvida uma das minhas escritoras favoritas do séc.XIX.
Em “Ema”, mais uma vez, a escritora tenta exaltar o papel da mulher na sociedade inglesa da época, tornando-a única e com ideias muito próprias, que não se deixa influenciar pelos hábitos, comportamentos e modos de pensar de então.
Pelas páginas deste livro surgem personagens bastante características como, por exemplo, Mr. Woodhouse, pai de Ema, que é um pouco hipocondríaco, ou seja, pensa muito em doenças; Harriet, a melhor amiga de Ema, muito romântica, sensível e ingénua ou Mr. Lnightley, amigo antigo da família Woodhouse, único que com frontalidade, chama a atençãode Ema para os seus exageros e defeitos.
Ema é, no fundo, uma casamenteira que tenta casar todos os seus amigos e amigas e até conhecidos. Contudo, os seus planos saem gorados pelas circunstâncias imprevistas que vão surgindo. Ema tem um feitio impetuoso, que pensa saber tudo sobre toda a gente, mas afinal não é bem assim…
Por entre jantares e bailes próprios da época, maravilhosamente descritos, Ema toma consciência que, apesar da sua boa vontade, nem tudo pode acontecer como pretende.
Tudo muda quando o próprio cupido atinge em cheio o coração de Ema. Esta pensava que nunca se iria apaixonar nem casar mas… “Ema
cede finalmente a um amor que tem razões mais fortes que a própria razão”.
Confesso que já tinha saudades de ler Jane Austen, mergulhar nas suas descrições da sociedade, dos hábitos, das personagens, dos bailes. Fico sempre com a sensação que estou, de facto, nas cenas que a escritora refere.
A escrita e linguagem utilizada são ímpares, inteligentes, frescas e únicas.
Este é um livro em que Jane Austen pretende criticar uma sociedade enraizada em costumes, com os quais não concordava e, assim, tenta também ridiculariza-la, com pitadas de humor.
É um livro muito interessante, que se lê muito bem e que alia dos ingredientes que muito prezo na literatura: o romance e o humor.
O melhor: O romance, o humor, as descrições.
O pior: O suspense final….
A Autora:
Importante romancista inglesa (1775-1815) cuja escrita marca a passagem do Neoclassicismo para o Romantismo. Quando era ainda criança, escreveu novelas para a família, em parte publicadas em Love and Friendship and Other Early Works (1922). Na produção literária desta autora são considerados dois períodos: de 1796 a 1798, em que escreveu Sense and Sensibility (Sensibilidade e Bom Senso) e Pride and Prejudice (Orgulho e Preconceito), publicados em 1811 e 1813, respectivamente; e a partir de 1811, com a escrita de Mansfield Park (1814), Emma (1816) e Persuasion (Persuasão, 1818).
A minha classificação: 6 – Muito Bom.
Período de Leitura: De 8 a 18 de Dezembro de 2012.
1 comentário:
Olá!
Li este livro à 3/4 anos e confesso que não gostei muito. Foi o primeiro livro que li da Jane Austen e desde então ainda não peguei em mais nenhum... Acho que devia dar outra oportunidade à escritora...
Beijinho
Enviar um comentário