My rating: 4 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Oferta da Editora Planeta.
Proveniência: A minha biblioteca.
A minha Opinião:
Este livro engloba diferentes características que me chamaram, desde logo a atenção: a acção desenrola-se em Barcelona (cidade que admiro e que sonho um dia ir visitar), em três espaços temporais diferentes (séc. XIX, XX e actualidade), é uma saga familiar, comporta mistérios e tem uma capa muito apelativa!
Parti para esta leitura com fortes expectativas que, posso afirmar, não ficaram desfraldadas, bem pelo contrário!!!
É um romance que tem, do início ao fim, um conjunto de peripécias e de personagens muito peculiares que nos “agarram” e prendem a nossa atenção.
As personagens têm caracteres muito próprios e destaco três: Violeta Lax, que é a personagem da actualidade que procura saber toda a verdade sobre os seus antepassados; Amadeo Lax, pintor consagrado (com uma personalidade forte e impulsiva) e, por fim, Maria del Roser Golorons, a matriarca da família.
De notar que este romance engloba a História de Espanha, comportando também muitas personalidades verídicas!
Existe uma forte aura de mistério, esoterismo e até mesmo de crime que me entusiasmou muito e são feitas diferentes referências ao Museu Thyssen Bornemisza, em Madrid, que já tive o privilégio de visitar. É sempre bom quando são referidos nos livros locais que já tivemos oportunidade de vivenciar porque parece existir uma maior proximidade entre o leitor e a narrativa!
Outra curiosidade neste livro são as descrições introduzidas ao longo do livro das diferentes obras artísticas de Amadeo, o que faz com que a nossa imaginação voe para estarmos perante a arte desta personagem singular.
É um bom livro, que apreciei bastante e espero que a escritora Care Santes publique mais romances para poder desfrutar da sua leitura.
"Um dia ainda hei-de contar-te tudo aquilo de que me recordo e os mortos revolver-se-ão
nas suas tumbas" - p.19
"Os mortos são os invisíveis, mas não os ausentes" - p.248
"Ah o tempo, esse argumento universal. Aniquila os seres humanos. Consome as pedras. Empolga os romancistas. Aborrece os fantasmas" - p.463
O melhor: Os mistérios do livro, as personagens, o facto de ter uma listagem de personagens e uma árvore genealógica.
O pior: Algumas descrições mais exaustivas.
O Autor:
Care Santos (Mataró, Barcelona, 1970) publicou seis romances, seis livros de contos e inúmeros títulos de literatura para jovens, área onde é uma das autoras mais lidas de Espanha.
Entre os seus títulos destacam-se Aprender a huir, Los que rugen e La muerte de Venus. Com este último foi finalista do Prémio Primavera em 2007.
É crítica literária do suplemento «El Cultural», do diário El Mundo, colaboradora de diversos meios de comunicação e coordenadora de conteúdos do website de crítica literária «La Tormenta en un Vaso.»
A sua obra encontra-se traduzida numa dezena de línguas.
A minha classificação: 6 – Muito Bom.
Período de Leitura: De 1 a 10 de Novembro de 2012.
Sem comentários:
Enviar um comentário