My rating: 5 of 5 stars
Razões da escolha do livro: Ler mais um livro comprado na Feira do Livro. As críticas muito positivas que li sobre este livro.
Proveniência: A minha biblioteca.
A minha Opinião:
Foram variadas as críticas positivas que obtive sobre este livro!!! Tantas que me levaram a comprá-lo na Feira do Livro do Porto deste ano e, numa altura de dúvida literária sobre o que ler, optei por este policial e não estou nada arrependida.
A sinopse é, também, bastante sugestiva e, mal comecei a leitura, não consegui parar!
O início do livro é marcado por um lado, pela descrição do comportamento estranho e duvidoso de um recluso numa prisão e, por outro lado, pela descoberta macabra de cinco braços enterrados que se vem a descobrir pertencerem a cinco crianças do sexo feminino. Perante este cenário, a equipa de investigação liderada pelo carismático criminologista Goran Gavila, inicia a investigação.
Esta equipa é uma equipa muito peculiar e, desde logo, simpatizei com todos os elementos que a constituem, inclusivamente Mila que é especializada em desaparecimentos e que se junta mais tarde à equipa.
À medida que avançamos na leitura deparamos com descrições macabras de cada crime e concluímos que, final, para além de estarmos perante um serial killer psicopata, temos de considerar que tudo é muito mais complexo do que parece à primeira vista.
Neste livro, a componente policial é marcante o que o torna ainda mais interessante e alia-se à componente psicológica também esta particularmente descrita ao longo do livro (ficamos, por exemplo, a saber como são subdivididos os serial killerse o que os levam a matar.
De salientar, ainda, que a vida das duas personagens principais (Goran e Mila) são bastante aprofundadas, assim como as relações que se estabelecem entre ambos e também com o resto da equipa de investigação.
“Sopro do Mal” é daqueles livros que nos fazem lembrar um filme, com descrições pormenorizadas e realistas! Para além disto, as surpresas são uma constante e nada é o que parece!
Não há momentos mortos na narrativa o que leva o leitor a querer ler mais e mais até descobrir toda a verdade!
É um livro excepcional, que recomendo sem reservas aos amantes da literatura policial!
“ É inerente à natureza humana (..). Temos de andar para a frente na vida. Os mortos serão enterrados e com o tempo tudo será metabolizado. Ficará apenas uma vaga recordação na alma, as sobras de um mecanismo inevitável de autoconservação”. – p. 157
“ Albert tinha trazido à tona a hipocrisia (…) do género humano que se sente “normal” só porque não costuma matar crianças inocentes (…). Mas que é capaz de um crime igualmente grave: a indiferença”. – p.254
“ O mal só cria mais mal…” – p.341.
O melhor: As descrições dos crimes, dos comportamentos. As surpresas ao longo do livro, o suspense e o final.
O pior: Uma personagem que me é querida afinal ter também muito a esconder…
O Autor:
Donato Carrisi nasceu em 1973 em Martina Franca (Itália). Licenciado em Direito, especializou-se em Criminologia e Ciências do Comportamento. Dedica-se, desde 1999, à carreira de argumentista de cinema e televisão, e escreve regularmente no Corriere della Sera.
O Tribunal das Almas é o seu segundo livro, depois do enorme sucesso de Sopro do Mal, já publicado pela Porto Editora.
A minha classificação: 7 – Excelente.
Período de Leitura: De 11 a 15 de Outubro de 2012.
5 comentários:
Uma excelente opinião! É de facto um livro extraordinário. E com um final inesperado e inacreditável.
Quero ler o novo livro do autor neste novo ano de 2013 "O Tribunal das Almas"
Aproveito para te desejar um Feliz Ano Novo, cheio de bons livros para ler.
Nuno Chaves obrigada por este comentário!!!Espreitei agora o teu site e gostei muito!!!!Já pus nos meus marcadores!!!!Feliz Ano Novo também para ti!!!!
Um Feliz Ano Novo Estefânia, que te traga grandes histórias e excelentes livros e momentos.
Seria bom se podemos encontrar mais obras como você está na rua, ou pelo menos eles são mais fáceis de acessar, por exemplo, para colocar a Delivery Vila Mariana para entregar livros para as pessoas.
Olá Estefânia.
Este foi, até ao momento, o policial/thriller que mais gostei de ler em 2013. Tem todos os componentes de uma obra prima dentro do género.
E estamos perante a obra de estreia de Carrisi! O que mais virá por aí? :)
Penso que conseguirei adquirir O Tribunal das Almas ainda este mês. Estou ansioso.
Boas leituras!
Enviar um comentário