My rating: 4 of 5 stars
Ficha do Livro Aqui!
Razões da escolha do livro: Curiosidade para ler o novo livro de J.K.Rowling. Oferta da Editorial Presença.
Proveniência: Oferta Editorial Presença/ A minha biblioteca.
A minha Opinião:
É inevitável quando pensamos em J.K.Rowling relacioná-la com Harry Potter. Li todos os livros dessa saga mágica, devorei-os melhor dizendo e adorei!
Mal soube que J. K. Rowling iria publicar um livro para adultos (apesar de considerar que Harry Potter poderá ser lido em todas as idades) fiquei muito curiosa e ansiosa por o ler.
O facto do meu blogue (Uma Biblioteca Aberta) ter sido seleccionado para efectuar um passatempo para este livro e poder lê-lo deixou-me extremamente feliz e orgulhosa. Muito obrigada Editorial Presença por mais esta oportunidade!
A sinopse do livro é super interessante e uma vez iniciada a leitura desde logo ficamos envolvidos na pequena cidade de Pagford, onde se desenrola a acção do romance e sentimos uma forte ligação às diferentes personagens que a autora nos vai apresentando pouco a pouco. São personagens carismáticas, complexas que traçam o rumo da história, uma história realista e empolgante em que nos deparamos com diferentes núcleos relacionais e com diferentes problemáticas sociais tais como a droga, conflitos territoriais, conflitos conjugais, conflitos entre pais e filhos, bullyng, preconceitos, a falta de auto-estima, desejos sexuais , segredos obscuros, a sexualidade e a amizade.
A pequena comunidade de Pagford é abalada pela morte súbita de Barry Fairbrother, presidente da Assembleia Comunitária. Desde logo, surgem diferentes candidatos ao cargo, numa disputa feroz. A cidade muda completamente e com ela mudam também as personagens.
Este livro é, a meu ver, um retrato actual da sociedade, tanto inglesa, como do resto do mundo, em que há rivalidades estruturais e paira uma aura muito particular que nos conduz a uma leitura profunda e interessante.
Com uma linguagem crua e, em certos momentos, agressiva e muito realista, J. K.Rowling traça-nos a vida quotidiana de uma cidade que até podia ser a nossa.
Assistimos ao esboço de diferentes problemas sociais a que não ficamos indiferentes e , evidentemente, a escrita de J.K. Rowling, neste romance, é diferente da do Harry Potter, como é óbvio: mais fria, com um toque de noir e muito criativa.
Este é um livro que se lê bem, que nos faz pensar no sentido da vida e cujo final me surpreendeu e emocionou bastante!
É um fresco real da sociedade actual, do Séc.XXI, a quem ninguém poderá ficar indiferente!
Um livro invulgar, intimista e que recomendo bastante!
O melhor: Muito diálogo, as temáticas que nos fazem pensar, as personagens com características muito próprias.
O pior: Algumas descrições fortes, com violência, crueldade e que chocam. A linguagem muito fria e a aplicação do calão.
A Autora:
J. K. Rowking é a autora da série bestseller Harry Potter, com sete livros publicados entre 1997 e 2007, que venderam mais de 450 milhões de exemplares em todo o mundo, em mais de 200 países, traduzidos para 74 línguas e que deram origem a oito grandes produções cinematográficas. A autora foi homenageada com diversos galardões, incluindo a Order of the British Empire por serviços prestados à literatura infantojuvenil, o Prémio Príncipe das Astúrias para a Concórdia, a Legião de Honra Francesa e o Prémio Hans Christian Andersen. Apoia um vasto número de causas de solidariedade social e é fundadora da Lumos, uma organização que tem como objetivo a criação de melhores condições de vida para as crianças desfavorecidas.
A minha classificação: 6 – Muito Bom.
Período de Leitura: De 21 de Novembro a 1 de Dezembro de 2012.
2 comentários:
Foi a 1ª opinião que li acerca deste novo livro de J.K. Rowling, brevemente devem aparecer muitas mais. Conto ler em Janeiro este novo livro, pois sei antecipadamente que vai "cair pela Chaminé".
Gostei da tua opinião. Trocamos ideias mais tarde.
Boas Festas, Boas Leituras.
Olá!
Eu estou num dilema com este livro...por um lado quero mesmo lê-lo para saber como é a escrita da J.K.Rowling num género diferente do mundo Harrypotteriano, mas ao mesmo tempo, tenho medo de me decepcionar...
De qualquer forma, gostei muito da tua opinião...fiquei com vontade de pegar no livro :p
Beijinhos e boas leituras
Enviar um comentário